Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.
Aceitar
Recusar
Existem mais de 2.000 variedades de queijos no mundo. Adora queijo? Leia o artigo que preparámos para si e fique a conhecer algumas curiosidades que provavelmente não sabe sobre este alimento.
A 20 de Janeiro celebra-se o Dia Mundial do Queijo. Sendo este alimento bastante adorado e utilizado na nossa alimentação diária, de forma a relembrar este dia, deixamos 5 fatos sobre queijo.
1. A origem do queijo. – É difícil saber exatamente como e quando o queijo surgiu pela primeira vez, mas historiadores datam a sua existência há pelo menos seis mil anos. Existe uma lenda que diz que o primeiro queijo foi produzido acidentalmente por um mercador árabe que levava uma espécie de cantil feito de estômago de carneiro cheio de leite de cabra. Após um dia inteiro de viagem ao sol, o árabe, com sede, pegou no seu cantil e para sua surpresa o leite tinha-se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado, o soro, e uma parte sólida, o queijo.
2. Não afeta a memória. - Existe a expressão portuguesa "andas a comer muito queijo" quando nos referimos a alguém que se esquece facilmente. A origem desta expressão vem de que em séculos anteriores, era estabelecida uma correlação entre a ingestão excessiva de laticínios e a diminuição de certas capacidades intelectuais. Mas hoje, graças a vários estudos sobre memória e nutrição, aprendemos que na verdade o leite e o queijo fornecem ao nosso corpo cálcio e fósforo, elementos importantes para o trabalho cerebral.
3. É possível fazer queijo de vários animais diferentes. – Os mais comuns em Portugal são queijos de leite de vaca, cabra, ovelha. Mas nos de dias de hoje vemos nas lojas vários tipos de queijo provenientes de leite de animais menos convencionais como por exemplo, búfala, camela e até alces! Um dos queijos mais caros do mundo é feito na Suécia com leite de alce, custando cerca de 1000 € o quilo.
4. O que são os “buraquinhos” nos queijos? – Na produção de queijos são adicionados ao leite diferentes tipos de fungos, bactérias e leveduras, que fazem o leite coalhar e transformar-se em queijo. Estes fungos e bactérias libertam gases, criando bolhas de ar na massa, formando assim os “buraquinhos” característicos dos queijos.
5. O maior queijo (de vaca) do mundo. – O recorde de maior queijo (de vaca) do mundo pertence à empresa Agropour no Canadá, por em 1995 ter fabricado um queijo cheddar de quase 27 toneladas! No seu fabrico foram utilizadas cerca de 245 toneladas de leite.
Gostou deste Artigo?
3Deixe-nos o seu comentário
Outros artigos sugeridos
A não perder
Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.
A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.
Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.
É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.