Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Queijo? Sim, por favor! Eu nunca digo não.

Queijo? Sim, por favor! Eu nunca digo não.

Queijos de todas as formas, frescos, secos, maturados, artesanais, industriais…. Um bom queijo é um bom queijo, mas como em tudo na vida, cada um de nós tem o seu queijo preferido.

O queijo é consumido em todos os continentes habitados e não existem certezas de quando e onde terá surgido de tão antigo que é. Terá sido uma opção antiga de “transporte/ armazenamento de leite”, pois sem os sistemas de frio atuais o leite degrada-se enquanto o queijo perdura e em certos casos até fica mais apurado.

O nosso simples queijo fresco, é fresco, leve, com uma textura suave, come-se simples, mas também há quem o prefira com doce, numa salada ou apenas com uma pitada de sal e pimenta.

Queijo fresco ou requeijão são inconfundíveis, mas muitas vezes substituímos um pelo outro quando cozinhamos.

O queijo fresco é um queijo não maturado, resultado direto do processo da coagulação do leite (de vaca, cabra, ovelha e outros mamíferos). Já o requeijão é um subproduto da produção do queijo, pois é obtido através do soro restante da coalhada. O requeijão não é uma sobra, mas sim um produto tradicional que em nada fica a deve aos queijos. O nosso requeijão, apesar de normalmente mais salgado, é muito semelhante ao Ricota Italiano e fica muito bem nas mesmas receitas de culinária.

Depois temos as variantes do queijo fresco e do requeijão, desde os queijos para barrar aos queijos cremosos, com e sem ervas aromáticas, com temperos variados ou ainda os queijos de frescos de longa duração, com opções de alto ou baixo teor de sal, gordura, lactose…. A variedade é muita e para todos os gostos e dietas.

Tenha sempre em atenção que o tempo de vida para um consumo seguro dos queijos frescos é curto, e que, quanto mais fresco, para além de evitar riscos alimentares é também um produto mais saboroso e leve.

Obviamente não podemos esquecer que os produtos processados como os queijos para barrar e os queijos de longa duração podem ser comprados e guardados por muito mais tempo, são a melhor opção para quem gosta, come poucas vezes ou nem sempre quer andar às compras.

Temos também os queijos maturados, pasta rija e pasta mole, com ou sem bolores (que dão características muito especificas a cada queijo). Mas esses são assunto de uma próxima publicação!

Gostou deste Artigo?

3
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

A não perder

5
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui