Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

A Visão pode trair os restantes sentidos!

A Visão pode trair os restantes sentidos!

O aspeto de um produto tem o poder de influenciar e alterar a nossa perceção do mesmo. Ficou curioso? Leia agora o nosso artigo.

Quando duas ou mais características de um produto estão associadas na mente dos provadores podem acontecer erros na avaliação do produto.


Ao analisar a cor de um produto, o provador tem tendência a associar ao aroma esperado, mesmo que este não seja o correto. Um exemplo concreto é um iogurte de aroma de frutos vermelhos com cor avermelhada. O provador pode identificar como sendo aroma de morango quando na realidade é frutos vermelhos. Sendo de frutos vermelhos, para além do morango, tem habitualmente outros frutos.


Os produtos com uma cor mais profunda podem ser, erradamente, considerados mais intensos. Por exemplo, um provador pode associar uma cereja com um vermelho mais intenso a um sabor mais doce e quando lhe é apresentada uma cereja pouco vermelha, ele concluir que a mesma é pouco doce.


Produtos com diferenças de cor, podem levar o provador a concluir que existe diferença no sabor e na textura, quando na verdade a diferença pode ser apenas na cor. Uma cor escura presente em pipocas pode indicar um gosto queimado, assim, se o provador degustar uma amostra de pipocas mais escuras poderá procurar o sabor queimado antes mesmo de saborear as pipocas.


Podemos minimizar este tipo de erro de avaliação usando filtros coloridos nas cabines de degustação ou utilizando recipientes de cor escura/opacos para apresentar a amostra.

Gostou deste Artigo?

1
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

Outros artigos sugeridos

A não perder

2
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui