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Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão, sendo esta o primeiro contacto do consumidor com o produto.
É a partir deste sentido que são obtidas as primeiras impressões quanto à cor, tamanho, formato, brilho, espessura, grau de efervescência, presença de defeitos, integridade ou granulometria do produto. É um dos sentidos mais importantes dentro da análise sensorial. Geralmente o consumidor avalia visualmente o produto antes de verificar o seu sabor ou a sua textura. Os produtos possuem um aspeto e cor esperados e que estão associados às reações de aceitação, indiferença ou rejeição.
Alguns exemplos de como o aspeto do produto pode ter impacto na aceitação deste são:
A cor é um factor visual muito importante. Por exemplo, usamos muitas vezes a cor para determinar o nível de maturação e frescura das frutas e vegetais. Não costuma associar um morango mais vermelho a um maior grau de doçura? Também a cor de um sumo de fruta, se a cor for laranja podemos achar que o sumo tem sabor e aroma a laranja e, no entanto, ser uma mistura de vários frutos.
Para simular um certo aroma ou sabor, são adicionados corantes aos alimentos. Adicionar um corante vermelho a um produto, por exemplo, pode influenciar os consumidores fazendo-os acreditar que tem um sabor mais doce.
Os corantes são também utilizados para ajustar os efeitos da perda de cor durante o processo de fabrico e/ou armazenagem, para reforçar a cor natural dos alimentos ou para dar cor a alimentos normalmente incolores. Um exemplo é o iogurte com aroma de morango. Certamente já comprou iogurtes deste aroma e já reparou que em algumas marcas são brancos e noutras são rosa.
A deterioração de um alimento é acompanhada muitas vezes por alterações de aspecto, por exemplo na cor. Quando o tom, a intensidade e o brilho sofrem alterações, seja por fatores externos ou internos, a qualidade do alimento pode estar afetada. Quantas vezes já olhou para um produto de charcutaria fatiado e achou que já não estava em condições?
Sabia que a cor vermelha e a cor laranja são cores que estimulam o apetite? Outra cor que aparece bastante relacionada com a comida é o amarelo que junto com o vermelho, estimula a fome e é muito usada em comida fast food.
Existe uma escala de cor para classificar as cores da gema de ovos, estudos indicam que uma gema mais alaranjada provém de uma galinha saudável.
Sabia que a cor do prato pode influenciar a nossa alimentação. Os pratos brancos e monocromáticos fazem comer mais e com uma melhor sensação de prazer e saciedade relativamente aos pratos coloridos. Experimente!
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