Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.
Aceitar
Recusar
Neste artigo descubra o funcionamento e a importância da escala hedónica durante as nossas provas de degustação.
Nos testes de aceitação por escala hedónica, o objetivo é o provador expressar o seu gosto por um determinado produto. Pode ser pedida uma avaliação global do produto ou uma avaliação em relação a um ou mais atributos específicos (aspeto, odor, sabor, textura). São utilizadas escalas como a abaixo apresentada. É uma escala simples, objetiva e facilmente compreendida pelos provadores. A escala possui 9 ou 7 pontos, tendo os valores numéricos da escala correspondência com termos definidos. Neste exemplo, a escala é de 9 pontos e está compreendida entre “Extremamente desagradável” e “Extremamente agradável”, contendo como ponto intermédio, “Nem agradável nem desagradável”.
Quando existem provadores com alguma limitação em compreender os termos da escala, nomeadamente as crianças, utiliza-se uma escala gráfica de caretas como a abaixo apresentada.
Gostou deste Artigo?
7Deixe-nos o seu comentário
Outros artigos sugeridos
Ser Provador
A não perder
Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.
A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.
Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.
É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.