Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

O Tato é sentido praticamente em toda a superfície do corpo

O Tato é sentido praticamente em toda a superfície do corpo

A indústria está cada vez mais atenta às preferências de texturas dos consumidores e procura cada vez mais criar diferentes sensações criando produtos com diversidade de texturas.

O tato, entre outras sensações, permite a perceção da textura, da temperatura, da forma, do peso de um alimento. Permite-nos diferenciar o frio do quente, o liso do rugoso, o mole do duro, o leve do pesado, o molhado do seco. Ao contrário dos outros sentidos, percebidos em órgãos e zonas especificas do corpo, o tato é sentido praticamente em toda a superfície do corpo apesar de existirem áreas mais sensíveis (com maior número de terminações nervosas): palma das mãos, pontas dos dedos, rosto, pálpebras, lábios e língua.

 

Neste artigo vamos debruçarmo-nos sobre a textura dos alimentos. A textura refere-se às qualidades dos alimentos que podem ser sentidas com os dedos, língua, palato ou dentes.

Cada alimento tem a sua própria textura e existem alimentos com mais do que uma textura.

Imagine-se num grande banquete onde tem à sua disposição uma variedade de produtos que pode consumir. Que textura espera dos produtos disponíveis?

As bolachas quebradiças, a carne tenra, o suspiro crocante por fora e pegajoso no meio, o gelado cremoso e sem cristais de gelo, o puré de batata cremoso e sem grumos, as batatas fritas crocantes por fora e macias por dentro, os panados crocantes, a mousse e o pudim bem cremosos, a carne de churrasco suculenta, bombons com casca de chocolate firme e consistente, o petit gateau firme por fora e com o interior líquido e cremoso…

Apreciamos combinações de texturas diferentes. Podemos adicionar a um sorvete, fruta em pedaços, uma bolacha, um pouco de molho e ainda colocar um pouco de chantilly. Podemos diversificar uma salada adicionando vários tipos de folhas, pão, nozes, iogurte, cenoura ralada, azeitonas….

Observe, sinta e experimente a textura dos alimentos! Fique a conhecer algum do vocabulário usado para a descrever: dura, mole, firme, cremosa, espessa, pastosa, quebradiça, viscosa, estaladiça, aveludada, suave, crocante, macia, elástica, grumosa…

 

A textura pode afetar a aceitação dos produtos pelos consumidores. A indústria está cada vez mais atenta às preferências de texturas dos consumidores e procura cada vez mais criar diferentes sensações criando produtos com diversidade de texturas.

Gostou deste Artigo?

3
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

A não perder

4
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui