Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Salvaguarde os seus direitos cumprindo os seus deveres.

Salvaguarde os seus direitos cumprindo os seus deveres.

Existem direitos e deveres que devemos seguir enquanto cidadãos, mas também como consumidores. Neste artigo destacamos alguns deveres que devemos cumprir como consumidores.

Como consumidor deve sempre assegurar que os seus direitos estão a ser cumpridos, mas não se deve esquecer que também tem deveres. Aqui ficam alguns essenciais:

  • Pagar pelo produto ou serviço: tem a obrigação de pagar pelo produto ou serviço que adquiriu, de acordo com as condições estabelecidas.
  • Examinar o produto ou serviço: antes de comprar, deve examinar as características, qualidade e condições do que está a adquirir, para verificar se está em conformidade com o que foi anunciado ou acordado, de modo a evitar problemas futuros. Compare preços, condições de entrega e eventuais custos.
  • Cumprir as instruções de utilização: Utilize corretamente o produto ou serviço conforme as instruções fornecidas pelo fabricante ou prestador do serviço.
  • Não fazer uso indevido: evite o uso abusivo ou inadequado do produto ou serviço que possa prejudicar sua durabilidade, funcionalidade ou até mesmo prejudicar outros à sua volta.
  • Proteger o meio ambiente: descarte adequadamente os produtos, especialmente os que possuem componentes ou materiais nocivos/ tóxicos para o meio ambiente, conforme orientações. 
  • Preservar a segurança: tome cuidado para não se expor a si ou a terceiros, a situações de risco decorrentes do uso inadequado de um produto ou serviço.
  • Informar-se sobre seus direitos: conheça os seus direitos, como prazos de garantia, políticas de devolução e troca, entre outros.
  • Guardar recibos e documentos: guarde os recibos, contratos ou documentos relacionados à compra para futura consulta ou aplicação de garantia.
  • Denunciar práticas abusivas: se identificar práticas abusivas por parte do fornecedor, deve denunciá-las aos órgãos competentes para não só proteger os seus próprios direitos, mas também os de outros consumidores.
  • Não agir de má-fé: não deve agir de má-fé, para por exemplo, obter vantagens indevidas ou prejudicar o fornecedor.
  • Exercer os direitos com responsabilidade: ao exigir seus direitos como consumidor, deve fazê-lo de forma responsável e ética.
  • Verificar contratos antes de assinar: certifique-se de o que está escrito nas cláusulas de contratos é bem claro para si. Não assine sem ler cuidadosamente e compreender o que está a assinar. Não decida de imediato e aconselhe-se em caso de dúvida.
  • Não comprar por impulso: evite decisões de compras por impulso, sobretudo nas vendas de rua, à porta, por telefone, em excursões, etc...

 

Lembramos que, como consumidor, tanto o exercício dos seus direitos como dos seus deveres, é essencial para garantir uma relação de consumo justa e equilibrada.

Gostou deste Artigo?

1
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

A não perder

5
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui