Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Porque são os gostos das crianças diferentes dos adultos?

Porque são os gostos das crianças diferentes dos adultos?

É comum que os nossos sabores preferidos mudem ao longo da nossa vida. Neste artigo focamo-nos nas mudanças de paladar devido ao envelhecimento, a chamada maturação fisiológica.

O nosso paladar é individual e pode ser afetado por vários fatores. As influências a que estamos sujeitos podem influenciar diretamente as nossas preferências nos diferentes estágios da nossa vida.

Ao longo do tempo, desde o nascimento até à idade adulta, o nosso sistema gustativo desenvolve-se e transforma-se. É um processo a que se chama de maturação fisiológica.

Aquando do nascimento temos uma sensibilidade limitada aos sabores. É ao longos dos primeiros meses de vida, quando começamos a experimentar variados alimentos que desenvolvemos a capacidade de detetar e distinguir diferentes sabores. À medida que crescemos vamo-nos tornando cada vez mais recetivos a sabores novos e mais complexos.

Quando somos mais novos tendemos a ser mais sensíveis a sabores mais intensos, como o amargor, o que pode fazer com que alguns alimentos amargos sejam menos aceites.  É bem possível que tenha exemplos de alimentos que não suportava quando era criança e que agora já gosta! Favas? Nabiças? Brócolos?

As crianças têm preferência por sabores mais doces e simples. Nesta fase têm tendência a gostar de alimentos com alto teor de açúcar e a rejeitar sabores mais amargos e complexos.

Também, enquanto crianças, temos mais resistência a experimentar novos sabores ou alimentos desconhecidos, por exemplo, temos aversão ao aspeto e texturas de certos alimentos. Quem nunca só de olhar disse logo que não gostava?

As papilas gustativas tendem depois a estabilizar em termos de sensibilidade à medida que entramos na idade adulta, mas, à medida que envelhecemos, a tendência natural é a sua diminuição. Esta diminuição pode levar a uma perceção alterada dos sabores.

Mas atenção, as diferenças de gostos e preferências são generalizações, isto é, nem sempre se aplicam a todas as crianças ou adultos e, além disso, podem variar muito de indivíduo para indivíduo, independentemente da idade.

Gostou deste Artigo?

0
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

A não perder

5
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui