Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Para si, os rótulos são chinês?

Para si, os rótulos são chinês?

Para que o consumidor tome decisões informadas no momento da compra, é importante que a informação sobre o produto seja visível, legível e clara.

Os produtos devem incluir várias informações no rótulo, as quais devem ser exatas e não induzir o consumidor em erro. No momento da compra deve dar especial atenção aos seguintes pontos:

Lista de ingredientes

  • os ingredientes constam na lista por ordem decrescente de peso; o ingrediente que aparece em primeiro na lista é aquele que existe em maior quantidade no produto;
  • As substâncias ou produtos que possam provocar alergias ou intolerâncias alimentares evidenciam-se da restante lista de ingredientes. Encontram-se realçados com uma grafia diferente (letra mais escura ou mais grossa, em itálico…)
  • Os aditivos devem ser mencionados pela sua função química (corante, edulcorante, conservante,... ), seguida do nome especifico ou do número CE. Por exemplo: Corante (Eritrosina) ou corante (E127).

 

Data de durabilidade mínima ou data limite de consumo

Neste caso deve dar especial atenção aos produtos que não vai consumir no imediato. Existem alimentos que pode consumir após a data indicada, mas existem outros que não devem ser consumidos para além desta data. Leia o nosso artigo de 22/08/23.

 

Condições de conservação e/ou utilização

No caso de produtos que exijam condições especiais de conservação e/ou utilização, estas devem ser apresentadas na embalagem. Por exemplo, as temperaturas a que os produtos devem ser mantidos ou como deve conservar e qual o prazo de consumo do produto após a abertura da embalagem.

 

Declaração nutricional

Normalmente é apresentada numa tabela com indicação do valor energético e da quantidade de cada nutriente (lípidos, hidratos de carbono e açúcares, proteína e sal) por 100g de produto.
Ao comparar declarações nutricionais de um mesmo tipo de produto pode optar por aquele que tenha menos valor energético, menos açúcar ou gordura, de acordo com a sua preferência.

Gostou deste Artigo?

1
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

A não perder

5
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui