Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Os Estímulos Auditivos

Os Estímulos Auditivos

Os estímulos auditivos causam diferentes reações nos consumidores

O órgão responsável que nos permite captar os sons é o ouvido. Os alimentos possuem sons característicos que reconhecemos ou não tendo em conta as nossas experiências anteriores. Os sons são emitidos e percebidos quando preparamos ou consumimos os alimentos.

 

Associamos muitas vezes o som emitido à textura do alimento. Um bom exemplo é quando se quebra ou mastiga um biscoito ou umas batatas fritas. Quanto maior o som emitido maior a perceção de crocância e de dureza. Quando os alimentos emitem um som menor tendem a ser percebidos como sendo menos crocantes.

 O “crock”, além da textura, reflete também o efeito do sabor. Se o biscoito ou as batatas fritas não fazem ruído quando se partem ou mordem, além de parecerem moles, coloca em causa o prazo de validade, as condições para consumo. Da mesma forma, também esperamos certo barulho quando consumimos uma maçã ou uma cenoura crua. O som que produzem ao serem mastigadas determinam a sensação de frescor, quanto maior o som mais fresco o alimento parece.

Lembra-se do som emitido quando colocamos a colher numa taça de mousse bem espumosa? Só pelo som conseguimos perceber a textura da mousse, não é?… E a sonoridade das “borbulhas” de um espumante ou refrigerante? Não tem a sensação de maior frescura se ouvir o som das “borbulhas”?

Também é pelo som que conseguimos avaliar o grau de maturação de uma melancia! Conhece a técnica de bater na melancia e ouvir o som produzido? Quando se bate nos topos da melancia com a mão e se ouve um som oco quer dizer que a melancia está boa para consumir!

 

Os estímulos auditivos causam diferentes reações nos consumidores. Quando ouvimos um determinado som de um alimento, imaginamos a sua textura, o seu sabor e o nosso cérebro começa logo a reagir. A audição aguça o apetite! Como é quando houve o barulhinho de algo a fritar? Uma lata de refrigerante a abrir? E uma rolha de uma garrafa de espumante a sair? Pois … aposto que nunca tinha pensado nisto!

 

Estes são exemplos de estímulos auditivos que podemos considerar como positivos. Mas será que todos estes estímulos são positivos e para todos? Será que todos reagimos da mesma forma? Existem certos sons emitidos por alguns alimentos que nos podem incomodar, e lá está, podem não incomodar a todos. Já lhe aconteceu ficar (ou conhecer alguém que fica) incomodado com o barulho de certas pessoas a mastigar pastilha elástica, a comer uma maçã ou a comer cebola crua?

Gostou deste Artigo?

3
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

A não perder

4
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui