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Hoje, 4 de outubro, celebramos o Dia Mundial do Animal. Tal como nós, também os nossos amigos de quatro patas têm as suas preferências e gostos. Qual a importância da Análise Sensorial na alimentação dos nossos animais? Como todos sabemos não se expressam verbalmente, mas o seu comportamento diz muito!
A indústria de comida para animais de estimação, em particular cães e gatos, tem evoluído ao longo dos anos. Existe uma variedade crescente de produtos disponíveis no mercado, desde comida seca, húmida, snacks, biscoitos, com composição variada consoante as necessidades específicas (para animais esterilizados, controlo de peso, dental…), idades e portes. Estes alimentos são desenvolvidos para que sejam ricos nutricionalmente, proporcionando saúde e bem-estar ao animal e atrativos do ponto de vista de satisfação no momento da ingestão pelo animal. É importante que o alimento que dá ao seu animal seja nutritivo, mas vê-lo comer com prazer também tem valor!
A palatabilidade é o termo que se dá à aceitação/preferência de um alimento pelo animal relativamente ao odor, sabor e textura. É o comportamento do animal em relação a determinado produto que determina novamente a sua compra, ou não, pelo dono. O animal deixa de comer ou come pouco quando não aprova o produto, levando o dono a trocar de produto.
Para determinar o nível de aceitação ou preferência de um produto em relação a outro, realizam-se testes de palatabilidade. Estes testes são realizados no domicílio. O dono observa o comportamento do seu animal perante o produto apresentado que é dado ao animal em substituição do produto habitual.
Pode ser apresentado ao animal apenas um produto (para analisar a aceitabilidade do produto) ou dois produtos (para analisar a preferência de um produto em relação a outro).
O primeiro contato do animal com o alimento é através do olfato. Quando apresentados dois produtos, os cães e os gatos, com um olfato bem mais apurado que o ser humano, são atraídos pelo cheiro do produto e dirigem-se primeiro ao produto que mais os atrai em termos olfativos. Pode acontecer o animal cheirar o produto, mas desistir de o comer (pois não lhe agrada o gosto / textura…) e também pode acontecer o animal dirigir-se primeiro a um produto (que é a que mais o atrai em termos de cheiro) mas comer mais do outro (pois será mais do seu agrado).
A aceitação do produto é depois analisada verificando a quantidade de alimento que o animal consumiu. Quanto maior a quantidade ingerida, maior a aceitação.
Estes testes são realizados em mais do que uma refeição e os produtos a testar são apresentados em simultâneo alternadamente à direita e à esquerda, para estudar tendências e comportamentos do animal.
A análise sensorial e a indústria de alimentos para animais estão em constante evolução, mudando e/ou crescendo à medida que aumenta o conhecimento sobre os animais e formas de podermos comunicar com eles, tentando aprimorar e desenvolver a alimentação para que o seu animal tenha melhor qualidade de vida e prazer quando se alimenta.
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