Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Nutri-score: o que é?

Nutri-score: o que é?

Descubra o nutri-score! Usado para informar os consumidores sobre a qualidade nutricional dos produtos e ajudar a tornar as suas escolhas alimentares mais conscientes, informadas e quem sabe saudáveis.

Desenvolvido pela Autoridade Francesa de Saúde Pública e já adotado por vários países europeus, em Portugal, ainda são muitos os rótulos sem Nutri-Score. O seu uso é, para já, voluntário e depende dos fabricantes e distribuidores a sua colocação na rotulagem.


Pode encontrar-se em produtos pré-embalados e que sofreram algum tipo de processamento. Colocado bem visível na frente da embalagem, é bem provável que já o tenha visto e perguntado o que significava.


As informações nutricionais obrigatórias presentes nos rótulos são, para muitos consumidores, de difícil interpretação e estão quase sempre nas laterais ou parte de trás das embalagens! Para ajudar o consumidor no ato da compra, foi então criado um rótulo nutricional que se chama Nutri-Score.


O Nutri-score é uma escala de classificação, com cinco classes de qualidade nutricional, composta por cores e letras. A escala combina letras de A a E, com cores dispostas por ordem decrescente de qualidade nutricional (verde, verde-claro, amarelo, laranja e vermelho. Assim, os alimentos e bebidas com letra A (verde) têm melhor qualidade nutricional que os da letra E (vermelho). Para a classificação contribuem fatores como a percentagem de fruta, hortícolas, leguminosas, oleaginosas, óleo de colza, óleo de noz, azeite, quantidade de fibra e proteínas.


Por exemplo, se quiser comprar uma gordura (entre óleo, azeite ou manteiga) ao olhar para este código de cores, percebe facilmente qual a opção mais equilibrada: será o azeite ou o óleo de colza, por exemplo, que têm classificação C, enquanto uma manteiga ou um óleo de palma tem classificação E.


Mas, atenção, este método tem algumas desvantagens: só pode comparar produtos da mesma categoria (cereais com cereais, queijos com queijos, etc.), uma classificação melhor não é sinónimo de produtos mais saudáveis, assim como, não pode considerar que classificações piores indicam um mau produto (apenas indicam que deve ser consumido com moderação).


Quando fizer compras, experimente olhar melhor para os rótulos! Para escolhas mais saudáveis e equilibradas dê preferência aos produtos que apresentem um Nutri-Score com letras A e B (verdes). Os produtos com letra E (vermelho) devem ser consumidos com menor frequência e quantidade.

Gostou deste Artigo?

2
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

A não perder

5
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui