Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

O ano 2024 é bissexto…Porquê?

O ano 2024 é bissexto…Porquê?

O ano de 2024 é um ano bissexto e por isso tem 1 dia extra em fevereiro. Fique a conhecer as razões por detrás deste dia.

Tudo tem a ver com a rotação da terra em torno do sol e com um pequeno pormenor que acontece na noite do réveillon.


À meia noite do dia 31 de dezembro a terra ainda não completou 1 volta em torno do sol. Quando iniciamos o primeiro dia de janeiro, a terra ainda está a 6 horas de completar a sua órbita. E nós, basicamente ignoramos essas 6 horas, não por querermos festejar mais cedo, mas para não estragar a forma como organizamos os dias do calendário e o nosso modo como medimos o tempo.


Basicamente, ignoramos as 6 horas durante 3 anos consecutivos e apenas ao 4º ano fazemos o acerto, visto que 6*4 dá 24 horas …temos um dia a mais em fevereiro. Esta é a razão pela qual nós temos anos bissextos.


Mas os problemas não ficam resolvidos porque, na realidade não são bem as 6 horas que ignoramos, mas sim, 5 horas e 48 minutos … o que a multiplicar por 4 não chega 24 horas!


Logo, nos anos bissextos, na verdade estamos a acrescentar tempo a mais! Assim e para corrigir o tempo a mais em cada século é retirado 1 ano bissexto. Confuso?


E, mesmo assim, este mecanismo não é perfeito pois ainda assim deixa um bocadinho de tempo a mais no calendário! Pelo que a cada 400 anos há 1 século no qual não é subtraído o dia extra. Quem se recorda do “bug” do ano 2000, as preocupações de todas as empresas, países, bancos em garantir que na passagem do ano não existiam problemas informáticos? Pois é o ano 2000 foi um deles! O próximo será em 2400.
Todos estes acertos são mais do que um capricho! Os anos bissextos são introduzidos no calendário para manter o calendário alinhado com as estações do ano. Se não fossem os anos bissextos, ao longo do tempo, haveria um descompasso significativo entre o calendário civil (composto por anos de 365 dias) e o ano solar (o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do sol).


Sem a correção, os eventos sazonais (como o equinócio da primavera ou o solstício de inverno) tenderiam a deslocar-se ao longo das estações do ano, o que poderia causar problemas na agricultura, na navegação e em outras áreas dependentes do tempo e da nossa posição relativa ao sol.


E, já agora, sabe calcular se um ano foi ou vai ser bissexto? É fácil… basta que ele seja divisível por 4. O ano de 2024, por exemplo, é divisível por 4, logo, é bissexto. Mas, para anos centenários (1900, por exemplo) a regra é que ele seja divisível por 400.

Gostou deste Artigo?

4
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

A não perder

5
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui