Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.
Aceitar
Recusar
Todo o champanhe é espumante, mas nem todos os espumantes são champanhe! Este erro é comum, mas a distinção é clara: descubra no nosso artigo o que os diferencia e surpreenda-se com as curiosidades por detrás destas bebidas.
Espumantes e Champanhes já não são consumidos apenas para celebrar uma ocasião especial. Apesar de nas épocas festivas aumentar a sua procura e consumo, estes são cada vez mais utilizados como aperitivo ou mesmo para acompanhar uma refeição.
Champanhe, ou champagne (em francês) é um termo exclusivo para os espumantes franceses produzidos exclusivamente na região de Champagne. Para a produção de champanhe apenas são autorizadas três castas (Chardonnay, Pinot-Noir e Pinot-Meunier). O método de produção segue o modelo tradicional, onde a segunda fermentação ocorre na própria garrafa.
O sucesso deste vinho levou a que outros países começassem a produzir vinhos efervescentes, mas estes só podem ser denominados espumantes. Para os espumantes são utilizadas outras castas (Baga, Touriga-Nacional, Arinto, Alvarinho, Aragonez, entre outras). Existem dois métodos de produção. No método Clássico, a segunda fermentação ocorre na própria garrafa, criando as tão desejadas borbulhas. No método Charmat a segunda fermentação ocorre no tanque.
A categoria indicada no rótulo (bruto, meio-seco, doce, …) depende do teor de açúcares residuais do vinho. Em função do pretendido, o produtor pode adicionar açúcares no processo de fabrico.
A abertura de uma garrafa é um momento que pode originar emoções fortes. Ao ser um vinho com uma elevada pressão na garrafa, é preciso alguma destreza para evitar que a rolha saia disparada, magoando algum dos presentes ou danificando objetos. A pressão numa garrafa chega a ser três vezes superior à de um pneu de um carro!
Face ao aumento da oferta, existem para todos os gostos e carteiras. Prefere um sabor ácido ou mais adocicado? Seja qual for a sua preferência, encha um copo com champanhe ou espumante, gelado, cheio de borbulhas e deguste!
Gostou deste Artigo?
0Deixe-nos o seu comentário
A não perder
Junte-se aos consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.
A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.
Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.
É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.