Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Gosta de chocolate? Então, este artigo é para si!

Gosta de chocolate? Então, este artigo é para si!

Prepare-se para se deliciar com algumas curiosidades sobre o chocolate, pois hoje é o Dia Mundial do Chocolate!

Quantas pessoas conhece que apreciam chocolate? Pois é, muitas são as que gostam e este “alimento dos deuses” até ganhou um dia - 7 de julho é o Dia Mundial do Chocolate.


Comer chocolate desperta verdadeiramente todos os sentidos. Quem nunca se sentiu melhor ao comer um quadradinho de chocolate? Esta iguaria promove a produção de serotonina, a hormona da felicidade.

Sabia que o chocolate é o único alimento que derrete a uma temperatura média de 34ºC e que é por isso que ele derrete em contacto com a boca?


O chocolate é um ingrediente muito usado em pastelaria, seja negro, branco, de leite, de culinária, em pó, é usado para fazer tabletes, bolos, mousses, salames, bombons, gelados, recheios, bolachas, sobremesas… e, porque quem gosta, gosta sempre, fica bem com licores, caramelo, bolachas, fruta, frutos secos… o difícil mesmo é escolher!


Os três tipos de chocolate tradicionais são o negro, o de leite e o branco.


O chocolate negro varia bastante em sabor, cor e aroma, características dependentes da concentração de cacau na receita. Quanto mais cacau na receita, mais escuro e amargo é o chocolate. Estes chocolates levam geralmente pouca ou nenhuma adição de leite e têm baixos teores de açúcar. Os chocolates com 50 a 75% de massa de cacau são classificados como amargos e os que têm entre 76% e 85% de cacau são extra amargos. Todos têm como principal característica a sua cor escura e o amargor no paladar.


O chocolate de leite resulta de uma preparação de pasta de cacau (no máximo 50% da composição da receita) com manteiga, leite e açúcar. Este chocolate apresenta uma cor castanha mais clara, um sabor mais adocicado e uma textura mais cremosa.


O chocolate branco, apesar de não ter a cor característica do cacau, é classificado como chocolate por ter na sua base a manteiga de cacau. À semelhança do chocolate de leite, este também é preparado com leite e açúcar. Tem o sabor mais suave, a textura costuma ser mais cremosa e a cor é sempre branco pérola.


Ficou com água na boca? Quais são os seus tipos de chocolate favoritos?

Gostou deste Artigo?

2
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

A não perder

5
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui