Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Como identificar e evitar os açúcares escondidos nos alimentos

Como identificar e evitar os açúcares escondidos nos alimentos

Se um produto tem um sabor doce, mas não menciona açúcar na lista de ingredientes, atenção! É provável que contenha açúcar sob outra designação. Descubra como identificar esses açúcares "escondidos".

Conhece certamente o impacto que o consumo excessivo de açúcar pode ter na sua saúde. Se pretende reduzir a quantidade de açúcar que consome, não basta procurar na lista de ingredientes pela palavra “açúcar”. Na Indústria Alimentar são adicionados ingredientes equivalentes ao açúcar (e igualmente prejudiciais) aos produtos processados e ultraprocessados. Saiba também que, muitas vezes ingerimos açúcar através de alimentos que não imaginamos poderem ter açúcar: pão, pão de forma, ketchup, salsichas, sopas em pó, refeições pré-preparadas, molhos e muitos outros.

Para uma escolha informada, preste atenção à lista de ingredientes, nomeadamente aos nomes pelos quais se pode chamar o açúcar. Fique a conhecer alguns.

Os açúcares puros: açúcar refinado, açúcar de coco, açúcar mascavado, açúcar invertido, açúcar amarelo, açúcar de beterraba, açúcar de tâmara, caramelo…

Outras formas de açúcar: mel, sumo de frutas, melaço, melaço de cana, adoçante à base de milho, malte de cevada, maltodextrina…

Os terminados em “ose”: frutose, lactose, dextrose, maltose, galactose, sacarose, glicose.

Os terminados em “itol”: sorbitol, manitol, xilitol, eritol…

Os que começam por xarope: xarope de milho, xarope de malte, xarope de arroz, xarope de glicose, xarope de agave, xarope de ácer.

Como vê, a lista é grande e o “açúcar” pode estar onde menos espera. Já conhecia algum destes nomes para o açúcar?

É já agora, preste atenção às alegações de marketing. Existem termos que podem induzi-lo em erro. Por exemplo:

"Sem Adição de Açúcar": significa que nenhum açúcar foi adicionado durante o fabrico, mas o produto pode conter açúcares naturais. Por exemplo, um sumo 100% natural "sem adição de açúcar" pode conter uma quantidade alta de açúcar natural (frutose) ou um iogurte natural sem adição de açúcar, que contém o açúcar do leite (lactose).

"Light" ou "Diet": são termos que não garantem ausência de açúcar. Num produto “diet” é retirado ou reduzido um nutriente, mas a substância não é necessariamente o açúcar. Alimentos sem sal ou sem gordura também são considerados “diet”. Os produtos light apresentam redução do valor energético, no mínimo de 25%, quando comparados com o produto convencional. A redução energética ocorre ao retirar uma certa quantidade de nutrientes energéticos, como hidratos de carbono ou gorduras.

Gostou deste Artigo?

0
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

A não perder

6
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui