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Descubra neste artigo o papel da Análise Sensorial no processo de desenvolvimento e na melhoria dos produtos que estão disponíveis no mercado, a sua continuação, e os novos produtos que estão para chegar!
Com o objetivo de desenvolver e alcançar melhores produtos no mercado que atendam às expectativas dos consumidores, verifica-se o aumento da utilização da Análise Sensorial por parte da indústria alimentar, e não só. A análise sensorial investiga e classifica as características dos produtos que podem determinar ou não a sua aceitação. O aspeto, a cor, o odor, o sabor e a textura são avaliados e interpretados para compreender as sensações que o produto provoca no consumidor. É com base nesta análise que se tomam decisões de como o produto pode ser melhorado indo ao encontro do que o consumidor procura e assim proporcionar uma maior aceitação no mercado. A indústria está permanentemente a trabalhar para conquistar responder à procura do momento.
São várias as razões que promovem o desenvolvimento da indústria e, como consequência da Análise Sensorial. Ao longo dos anos os consumidores têm alterado os seus hábitos e têm-se tornado mais exigentes. Valorizam mais o custo-benefício/qualidade dos produtos e estão mais abertos a outras opções, nomeadamente as marcas brancas.
A transformação dos estilos de vida levou por exemplo ao desenvolvimento das refeições prontas a consumir. Temos cada vez mais população que recorre a este tipo de alimentação, por não saber cozinhar ou por falta de tempo ou vontade para cozinhar. Temos cada vez mais pratos cozinhados disponíveis e com grande diversidade que só necessitam de ir ao forno ou ao micro-ondas, sejam refrigerados, ultracongelados ou enlatados.
O custo deste tipo de produtos é de maneira geral acessível. Assim, e tendo em conta a diversidade, qualidade, custo, facilidade e tempo de preparação são cada vez mais uma aposta a ter conta ao fazer uma refeição.
Por outro lado, verifica-se o aumento da tendência pela procura de produtos mais saudáveis, na busca de saúde e bem-estar, quer pela preocupação com doenças como a obesidade, hipertensão ou diabetes, quer pela procura por benefícios funcionais em alimentos e bebidas. As intolerâncias alimentares (glúten, lactose…) e o crescimento dos adeptos de dietas específicas, como a vegetariana, contribuíram como grandes impulsionadores deste tipo de alimentos.
Desenvolveram-se produtos com redução de açúcar, gordura ou sal, vêm-se agora nas prateleiras produtos vegetarianos, produtos sem lactose, produtos sem glúten, surgiram os produtos com adição de proteínas, vitaminas e probióticos, procurando manter as características dos produtos que procura o consumidor. Os produtos sofreram alterações das formulações reduzindo e/ou adicionando ingredientes, consoante a procura.
Já se apercebeu, quando vai às compras, da infinidade de produtos novos que têm aparecido nas prateleiras ao longo dos últimos anos? Saiba que a Análise Sensorial fez parte do processo de desenvolvimento e continuidade desses produtos e continua a fazer parte daqueles que ainda estão para chegar!
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