Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.
Aceitar
Recusar
O ovo é um alimento sensível, mas indispensável na cozinha. É crucial saber conservá-lo corretamente. Este artigo apresenta dicas para armazenar os ovos e identificar os sinais de frescura ou deterioração.
Os ovos são comercializados com uma data de durabilidade de até 28 dias após a sua postura. Após esta data os ovos não mantêm as suas características nutricionais e o risco de contaminação aumenta.
No seu supermercado os ovos não se encontrarem no frio. Idealmente, após a compra, devem ser conservados numa prateleira do frigorífico e na caixa de cartão original. Sim na prateleira, porque na porta existem mais variações de temperatura e maior risco de impactos (por exemplo, ao fechar a porta). Nem devem ser guardados nas estruturas existentes no frigorífico próprias para os ovos, pois a casca também fica mais sujeita ao impacto, logo com maior probabilidade de microfissuras. Ao manter os ovos no frio previne o crescimento de microrganismos indesejáveis.
A parte mais estreita do ovo deve ser mantida para baixo, pois assim a câmara de ar existente no interior do ovo mantém-se no lugar e a ajuda a manter a gema no centro.
Os ovos deverão estar separados de alimentos já confecionados de modo a evitar possíveis contaminações cruzadas.
Deve lavar os ovos apenas imediatamente antes de os cozinhar, de modo a não danificar a cutícula que isola e protege o ovo da entrada de bactérias.
E antes de o cozinhar, como pode saber que o ovo é fresco? Existem vários sinais!
Um deles é fazer o teste do copo de água. É um teste simples e rápido que pode fazer sem partir o ovo. Bastar colocar o ovo em água e observá-lo. Um ovo está fresco se for ao fundo com a ponta mais larga para baixo. Se se mantiver no fundo do copo, mas com a parte pontiaguda para baixo, já não está tão fresco, mas pode ser consumido. Os ovos velhos mantêm-se ao cimo da água e não devem ser consumidos. Mas… atenção, o facto de o ovo não flutuar ou apresentar características de que é fresco não é garantia de um ovo seguro! Estes sinais ajudam a perceber se um ovo está fresco, mas não é suficiente para detetar se está contaminado. Cozinhe bem os alimentos com ovos, as bactérias como a salmonela são destruídas pelo calor.
Á medida que o ovo envelhece a gema torna-se móvel. Também pode saber se um ovo é fresco sacudindo-o. Ao sacudir, se o ovo for velho, ouve-se um som característico. Mas não exagere, não agite demais!!!
A cor da casca varia e depende das características genéticas do animal. Independentemente da cor, os ovos frescos têm uma casca mais opaca, sem brilho e áspera. Á medida que envelhecem a casca dos ovos torna-se mais brilhante e com textura mais lisa. Opte, se possível, por ovos cuja casca seja o menos brilhante possível.
Relativamente à cor da gema, esta não influencia a qualidade dos ovos e depende da alimentação das aves. Ao alimentarem-se mais com mais milho ou rações com corantes, a gema torna-se mais amarela.
Gostou deste Artigo?
18Deixe-nos o seu comentário
Outros artigos sugeridos
A não perder
Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.
A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.
Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.
É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.