Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Reformulação dos Produtos Alimentares

Reformulação dos Produtos Alimentares

Reformulação dos produtos alimentares, redução de sal e açúcar no setor alimentar em Portugal nos últimos anos.

A aposta na reformulação dos produtos alimentares, permitiu que num período de três anos,  entre 2018 e 2021, houvesse uma redução global de 11,5% e de 11,1% no teor médio de sal e de açúcar (g/100 g), respectivamente, nos produtos abrangidos pelo compromisso – assinado pela Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e um conjunto de associações sectoriais com o Ministério da Saúde e a Direcção-Geral da Saúde e divulgado a 15 de fevereiro do presente ano.

Os produtos alimentares abrangidos pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, foram no caso do sal, as batatas fritas e outros snacks salgados, pizzas e cereais de pequeno-almoço, sendo que a redução progressiva de açúcar foi também foi analisada neste programa, abrangendo os refrigerantes, néctares, iogurtes, leite fermentado e leite aromatizado.

Na sessão de apresentação dos resultados foi destacado que a redução foi, no total, de menos 25,6 toneladas de sal e menos 6256,1 toneladas de açúcar, segundo a Direção-Geral da Saúde. É ainda referido que "O teor médio de sal dos produtos abrangidos passou de 1,14g por 100g em 2018 para 1,01 g por 100g em 2020" e "o teor médio de açúcar passou de 7,46 g por 100g para 6,36g por 100g".

 
Importa ainda destacar, que foi assinado em maio de 2019, mais um compromisso de alargamento para a reformulação dos produtos alimentares, no caso em concreto, para a reformulação dos teores de sal, açúcar e ácidos gordos trans em diferentes categorias de produtos alimentares. Este compromisso para a reformulação dos produtos alimentares contemplou um protocolo de colaboração entre a DGS, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA).
 
É fundamental que os compromissos assumidos por todas as entidades, na promoção de produtos mais saudáveis, sejam uma prioridade, bem como o desenvolvimento de novos e melhorados produtos, que privilegiam opções mais saudáveis, só assim teremos ganhos na saúde generalizada dos portugueses.

Gostou deste Artigo?

2
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

Fatima jesus em 31 Março 2022
Adoro as provas e e sempre importante a divulgação

A não perder

5
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui