Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.
Aceitar
Recusar
Porque chamamos Maria à bolacha ou Marguerita à pizza? Muitos dos doces e salgados que apreciamos escondem histórias e origens inesperadas. Descubra algumas curiosidades.
Desde doces a salgados, existem vários exemplos de alimentos com histórias curiosas.
Quando pensamos por exemplo numa bolacha Maria, vêm-nos à mente as típicas bolachas circulares estampadas. Quando nos convidam para ir comer uma pizza Marguerita, pensamos logo no queijo mozarela, no molho de tomate e no manjericão.
Agora, aquilo em que não costumamos pensar é na origem desses nomes. Porque é que a bolacha Maria se chama assim? E quem foi Marguerita para ter uma pizza com o seu nome?
Começando pela bolacha, esta teve realmente a sua origem com uma Maria! A Grande Duquesa Maria Alexandrovna da Rússia. Em 1874 uma panificadora em Londres criou a bolacha com a sua característica estampa para comemorar o casamento da Duquesa com o Duque de Edimburgo. Ganhou rapidamente popularidade pela Europa, especialmente em Portugal e em Espanha após Guerra Civil Espanhola, em que foram produzidas em grande quantidade devido a um excesso de trigo.
Já a pizza Marguerita, diz-se que foi criada em 1889 em Nápoles por ocasião da visita da rainha Margherita de Savoy. Das três pizzas propostas a rainha preferiu aquela que ostentava as cores da bandeira italiana, o vermelho, verde e branco, ficando assim batizada com o seu nome.
Mas mais exemplos existem. A pavlova, uma sobremesa à base de merengue e em forma do bolo, crocante por fora e fofa por dentro, deve o seu nome à bailarina russa Anna Pavlova, querendo-se que o merengue que forma a sobremesa seja “leve como uma bailarina”. A salada César, de alface romana e molho de azeite, sumo de limão, queijo e outros ingredientes, não tem origem no imperador romano com o mesmo nome, mas sim em Caesar Cardini, um cozinheiro italiano que nos anos 30 estava radicado no México.
E, talvez um dos mais engraçados, a sanduíche. Embora o conceito de colocar carne entre duas fatias de pão não possa propriamente ser reclamado por ninguém, o termo específico “sanduíche” diz-se ter origem devido a John Montagu, 4º Conde de Sandwich em Inglaterra no século 18, pelo seu gosto de petiscos que não implicassem talheres nem sujar as mãos enquanto jogava cartas.
Gostou deste Artigo?
0Deixe-nos o seu comentário
A não perder
Junte-se aos consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.
A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.
Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.
É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.