Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.
Aceitar
Recusar
Descubra neste artigo de que forma é que características externas a um tipo de produto podem influenciar a avaliação do mesmo.
Vou contar-lhe uma história. Um grupo de amigos juntou-se em casa de um deles. Conversa puxa conversa, aperitivo mais aperitivo e umas cervejas à mistura. Um deles pede depois um whisky. O dono da casa vai buscar a garrafa de whisky que tem, leva copos e gelo. O whisky está numa garrafa simples, um dos mais baratuchos. Ao provar, o amante de whisky rapidamente diz que aquele não presta, que não vale nada. O amigo, educadamente, leva a garrafa para a cozinha e verte o conteúdo da garrafa para uma outra garrafa de whisky mais caro que tinha vazia e levou de volta. Consegue adivinhar a reação do amigo ao provar: isto sim, é whisky de qualidade!
Pois é, foi enganado e nem deu por isso. Bastou ver uma garrafa de um whisky caro e assumiu logo que o que estava a beber era de boa qualidade.
Na análise sensorial, o uso de loiça com cores e formatos diferentes para o mesmo produto, influencia o provador e sugere que existem diferenças mesmo que isso não seja verdade. O provador usa todas as informações à sua disposição para fazer a avaliação dos produtos. Pode, por exemplo, avaliar com uma nota mais alta apenas porque o produto lhe foi apresentado num prato mais luxuoso.
É por esta razão que nas degustações de análise sensorial a loiça é branca ou transparente, simples e igual para todas as amostras do mesmo produto.
Gostou deste Artigo?
2Deixe-nos o seu comentário
Outros artigos sugeridos
A não perder
Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.
A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.
Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.
É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.