Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

"Comemos" com os Olhos?

Há a tendência para associarmos comida exclusivamente a um sentido, o paladar, mas pode não ser assim tão simples.

O sabor dos alimentos é a junção dos vários sentidos, ainda antes de provarmos um alimento (sentido do paladar) já os outros sentidos (olfato, o tato, a audição e a visão) tiveram influência na percepção que temos de um alimento, ou seja, todos os sentidos têm um papel a desempenhar. Muitas vezes a percepção que temos de um alimento devido à imagem, aos sons e aos cheiros altera-se depois de ingerirmos o alimento, ou seja, as papilas gustativas alteram a percepção que tínhamos do alimento.

Todos nós já fomos induzidos em erro pelo aspecto visual de um alimento, seja pelo brilho ou pela tonalidade, um exemplo disto é a forma como a luz é direcionada nas vitrines de expositores de produtos alimentares, a luz é estudada e pensada de forma a criar o aspecto mais apelativo possível, e a induzir o nosso cérebro numa possível falsa percepção, daí acontecer muitas vezes termos a ilusão de que um alimento tem um aspecto crocante e depois através do tacto, paladar e audição, detetarmos que é afinal macio, gorado muitas vezes as nossas expectativas.
Outra indução em erro muito comum da visão, principalmente nos mais novos, é a quantidade de comida que conseguimos ingerir, quem nunca olhou para um prato de batatas fritas ou para uma sobremesa e julgou que aquela porção era a quantidade exata para sentir-se saciado, no entanto aquilo que aconteceu foi que os nossos olhos tiveram uma determinada percepção do quanto conseguiríamos comer e depois não conseguimos comer aquela sobremesa até ao fim.


Apreciar um alimento pela sua apresentação, é normalmente a primeira avaliação subjetiva que fazemos do mesmo, e facilmente nos sentimos atraídos por alimentos que deliciam a nossa visão, desta forma é seguro afirmar que há uma relação muito direta entre os nossos olhos e os alimentos mas atenção aos outros sentidos porque a visão pode-nos atraiçoar. 

Gostou deste Artigo?

2
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

A não perder

5
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui