Blog Provadores - Aqualeha-Senso

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

As cenouras fazem mesmo os olhos bonitos?

As cenouras fazem mesmo os olhos bonitos?

Desde tenra idade que nos é dito pelas mães para comermos cenouras para termos olhos bonitos. Será que a cenoura tem de facto impacto na nossa visão? E será que os olhos ficam verdadeiramente mais bonitos?

“Vá, come lá a cenoura para ficares com os olhos bonitos.” Esta frase é-lhe familiar? Lembra-se de a ouvir quando era criança? Quantas vezes a repetiu aos seus filhos ou netos?


É bastante comum os pais incentivarem os seus filhos a comerem cenouras dizendo-lhes que fazem os olhos bonitos. Andarão as crianças a ser enganadas? Será que esta crença tem algum fundamento?


Durante a Segunda Guerra Mundial circulou a história de que o consumo de cenouras podia melhorar a visão noturna. Os britânicos desenvolveram tecnologias avançadas de radar e equipamento de visão noturna para ajudar os seus pilotos a localizar e abater os aviões inimigos durante a noite. Para manter este avanço em segredo, espalharam a história de que os pilotos britânicos tinham uma visão noturna excecional devido ao consumo frequente de cenouras. Esta campanha de propaganda foi um sucesso e muitas pessoas acreditaram que o consumo deste alimento poderia realmente conceder uma visão noturna aprimorada. Esta história, apesar de não estar comprovada, não impediu que as cenouras ficassem conhecidas por serem um bom alimento para os olhos.


De facto, e apesar das cenouras não concederem superpoderes, o seu consumo é benéfico para a visão. Mas dizer que tem relação direta com a beleza dos olhos pode ser exagerado! É um alimento rico em betacaroteno, um antioxidante que o corpo converte em vitamina A, a qual protege a superfície do olho e contribui para o seu bom funcionamento. Por isso, o consumo regular, não só de cenouras, mas também de outros alimentos ricos em vitamina A (espinafres, couve, brócolos, gema de ovo), ajuda a prevenir doenças como degeneração macular, cataratas ou cegueira. Além do betacaroteno, outras vitaminas e minerais também desempenham um papel importante para a saúde ocular. Portanto, uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, incluindo vitaminas como a vitamina A, proveniente de alimentos como as cenouras, é essencial quer para a saúde ocular, quer para a saúde em geral.


Mas atenção, uma boa visão e olhos saudáveis não depende exclusivamente da alimentação. Fazer visitas regulares ao oftalmologista, evitar o tabagismo, proteger os olhos da exposição excessiva à luz solar e utilizar óculos de proteção quando necessário, também desempenham um papel essencial na preservação da sua saúde ocular.

Gostou deste Artigo?

2
Homepage

Deixe-nos o seu comentário

A não perder

4
0

Não desperdice dinheiro! Entenda a durabilidade dos produtos alimentares.

Ler Artigo
6
0

Uma crítica também pode ser construtiva!

Ler Artigo
Aqualeha-Senso

Porque a sua opinião importa

Junte-se aos 7700 consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.

#1

DÊ A SUA OPINIÃO

A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.

#2

DESCOBRE NOVOS PRODUTOS

Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.

#3

USUFRUI DAS VANTAGENS

É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.

Descubra mais aqui