Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.
Aceitar
Recusar
A resposta dos provadores é condicionada por muitos fatores externos ao próprio alimento.
A resposta dos provadores à avaliação de um produto pode ser influenciada por diversos fatores.
A atitude, o comportamento, a motivação de um provador pode sofrer alterações que podem levar a reações diferentes relativamente a um mesmo produto.
Imagine, por exemplo, um mesmo provador em duas situações diferentes. Na primeira situação o provador vem fazer a degustação com calma, bem-disposto, chega antes da hora da marcação, senta-se um pouco e aproveita para passar os olhos pelas redes sociais. Na segunda situação, tem um dia complicado, cheio de trabalho e discussões com colegas, sai do emprego à pressa para vir à degustação, está um dia de chuva e o trânsito está um caos. Fica cada vez mais atrasado e quando chega tem dificuldades em estacionar o carro. Chega à degustação a correr, stressado e cansado.
Como acha que vai ser a avaliação dos produtos nestas duas situações distintas? Será a mesma? Será que um produto de boa qualidade não poderá obter classificações inferiores às que obteria caso a segunda situação não ocorresse? Ou, pelo contrário, será possível que um produto de má qualidade possa obter classificação superior?
Nos próximos artigos abordaremos outros fatores que podem limitar e influenciar a avaliação sensorial dos produtos. Acompanhe-nos e boas degustações!
Gostou deste Artigo?
7Deixe-nos o seu comentário
A não perder
Junte-se aos consumidores AQUALEHA na França (Rennes e Vitré), Bélgica e Portugal que participam nas nossas avaliações e seja recompensado. Procuramos todos os tipos de consumidores, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo cães e gatos. Nas nossas instalações ou no seu domicílio.
A sua opinião é preciosa para melhorar e validar os produtos existentes no mercado e colaborar no desenvolvimento de novos produtos.
Terá o privilégio de descobrir novos produtos nas nossas instalações e/ou no seu domicílio, no caso dos produtos de higiene e cosmética.
É recompensado pela sua participação nas nossas instalações e usufrui dos produtos que avalia no seu domicílio.